terça-feira, 30 de abril de 2019

Noruega diz que baleia beluga com coleira seria "espiã" russa


Baleia beluga encontrada na Noruega com 'coleira' pode ser espiã Russa

Uma baleia beluga foi encontrada por pescadores noruegueses usando um equipamento com escritas em Russo, o que levou a especulações de que o animal poderia ter escapado de uma instalação militar russa. ITV News relata que a descoberta da baleia provocou temores no país escandinavo, e uma investigação foi lançada.
A baleia beluga mansa se aproximou dos barcos noruegueses de Ingoya, uma ilha a cerca de 415 km de Murmansk, onde a Rússia tem uma base naval, informou a BBC .

O jornal aftenposten da Noruega informou que acredita-se que o exército russo tenha treinado mamíferos marinhos para espionagem.

Audun Rikardsen, professor de biologia ártica e marinha da Universidade Ártica da Noruega, foi citado pelo Daily Mail : "Sabemos que na Rússia eles tiveram baleias domésticas em cativeiro e também que algumas delas aparentemente foram libertadas. eles costumam procurar barcos.

"Um colega russo disse que eles não fazem esses experimentos, mas ela sabe que a marinha pegou belugas por alguns anos e os treinou - provavelmente está relacionado a isso", acrescentou ele à BBC
Assista