terça-feira, 7 de abril de 2020

NY Times descobre que Trump é sócio de fábrica de cloroquina

Trump é sócio de empresa que fábrica cloroquina,revela New York Times

O presidente Donald Trump tem um "pequeno interesse financeiro" no fabricante de um remédio antimalárico que ele vem promovendo como um "divisor de águas" no tratamento do coronavírus, segundo o The New York Times.

 Ao longo das últimas duas semanas, Trump e seus aliados Fox News tem promovido agressivamente hidroxicloroquina como uma cura potencial, apesar de topo especialista em doenças infecciosas Dr. Anthony Fauci e outros pedindo cautela e notando que não havia provas suficientes da eficácia da droga.

No ano passado, Trump disse que suas três famílias tem investimentos em um fundo mútuo da Dodge & Cox, cuja maior participação era na Sanofi. Além disso, segundo o NY Times, vários fabricantes de medicamentos genéricos estão se preparando para produzir pílulas de hidroxicloroquina, incluindo a Amneal Pharmaceuticals, cujo co-fundador, Chirag Patel, é membro de um clube de golpe de Trump em Nova Jersey, onde já foram vistos jogando ao menos duas vezes desde que Trump se tornou presidente.

Outro investidor da Sanofi e da Mylan, também uma empresa farmacêutica, é a Invesco, o fundo anteriormente administrado por Wilbur Ross, o secretário de Comércio de Trump. Ross disse em comunicado na segunda-feira que “não estava ciente de que a Invesco tem investimentos em empresas que produzem ‘o medicamento’, nem tenho qualquer envolvimento na decisão de explorar isso como um tratamento”.

Bolsonaro, por sua vez, também segue insistindo na eficácia sem comprovações da cloroquina. Médicos dos EUA e do Brasil já declararam que não sabem se alguns pacientes melhoram sozinhos ou se cloroquina, de fato, teve alguma influência, enquanto outros que fizeram uso do medicamento não apresentaram melhora e acabaram morrendo.