quinta-feira, 30 de abril de 2020

Rússia ameaça EUA com ataque nuclear

Rússia ameaça EUA com ataque nuclear por causa de novos mísseis de Trump

MOSCOU, 30 de abril. / TASS /. O envio de suas ogivas nucleares de baixo rendimento pelos Estados Unidos é um passo perigoso que leva à desestabilização, disse na quarta-feira a porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

"Observamos o artigo, publicado no site oficial do Departamento de Estado dos EUA em 24 de abril e dedicado à questão da criação de ogivas nucleares de baixo rendimento W76-2 e implantá-lo em alguns de seus submarinos Trident", disse ela. "Como já dissemos algumas vezes, vemos isso como um passo perigoso. Acreditamos que ele carrega um certo elemento de desestabilização".


Zakharova enfatizou que qualquer ataque com o uso de mísseis balísticos lançados por submarinos dos EUA, independentemente de suas características, será visto pela Rússia como um ataque com o uso de armas nucleares e, portanto, uma base para um ataque de retaliação.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, disse anteriormente que a produção americana de mísseis W76-2 reduz o limiar nuclear e aumenta o risco de um conflito nuclear. Segundo especialistas americanos, o novo míssil tem um rendimento explosivo de 5-6 quilotons.