Verba publicitária de Bolsonaro irrigou sites de jogos de azar e de fake news
Um pedido feito por meio do Serviço de Informação ao Cidadão solicitou a divulgação das informações, que foi negada duas vezes pela Secom e posteriormente garantida pela CGU. A informação foi divulgada pela Folha de S. Paulo.O canal de YouTube Terça Livre TV, fo blogueiro Allan dos Santos, consta na planilha da Secom de veículos que receberam anúncios do governo. À CPMI das Fake News, Santos afirmou: "Sou dono do maior portal conservador da América Latina e não recebo nenhum centavo do governo"
Secom relata gastos com anúncios veiculados em sites e canais que promovem o presidente Jair Bolsonaro. No Bolsonaro TV –que se descreve como “canal dedicado em apoiar o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro”– e apps como “Brazilian Trump”, “Top Bolsonaro Wallpapers”
Sites de fake news também receberam verba de anúncios do governo. Um dos campeões foi o Sempre Questione, com notícias como “Ovni é flagrado sobrevoando Croata, interior do Ceará, e aterroriza moradores” e “Kiko do Chaves diz que coronavírus é farsa de Bill Gates e da Maçonaria
As informações constam de planilhas enviadas pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação da Presidência) por determinação da CGU (Controladoria-Geral da União), a partir de um pedido por meio do Serviço de Informação ao Cidadão.