sexta-feira, 8 de maio de 2020

Urgente: Cientistas descobrem Coronavírus em sêmen de homens já curados


(CNN) O novo coronavírus pode persistir no sêmen masculino, mesmo após a recuperação, uma descoberta que aumenta a possibilidade de o vírus ser sexualmente transmitido, disseram pesquisadores chineses nesta quinta-feira.

Uma equipe do Hospital Municipal Shangqiu testou 38 pacientes do sexo masculino atendidos no auge da pandemia na China, em janeiro e fevereiro.
Cerca de 16% deles tinham evidências de coronavírus no sêmen, informou a equipe na revista JAMA Network Open.

Cerca de um quarto deles estavam em estágio agudo de infecção e quase 9% deles estavam se recuperando, informou a equipe.

"Descobrimos que o SARS-CoV-2 pode estar presente no sêmen de pacientes com COVID-19 e o SARS-CoV-2 ainda pode ser detectado no sêmen de pacientes em recuperação", disse Diangeng Li, do Hospital Geral do Exército . Alertam.

"Mesmo que o vírus não possa se replicar no sistema reprodutor masculino, ele pode persistir, possivelmente resultante da imunidade privilegiada dos testículos", acrescentou a equipe. Imunidade privilegiada significa que o sistema imunológico não pode alcançar completamente a região para
atacar invasores virais.

"A abstinência ou o uso de preservativo pode ser considerado um meio preventivo para esses pacientes. Além disso, vale ressaltar que são necessários estudos para monitorar o desenvolvimento fetal. Portanto, evitar o contato com a saliva e o sangue do paciente pode não ser suficiente, pois a sobrevivência da SARS-CoV-2 no sêmen de um paciente em recuperação mantém a probabilidade de infectar outras pessoas ".